Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fibh e graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor do ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da tecnologia na educação.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL CHILENO: povo e nação


Flávia Schettino Marques Gomes*; Luís Filipe Arreguy Soares**

flavia.schettino@terra.com.br;
 luisfas@ig.com.br

*Graduada em História uniBH, Belo Horizonte, MG; ** Professor do Curso de História uniBH, Belo Horizonte, MG

Recebido em 30/11/11 – Aprovado em 26/12/11 – Publicado em 30/12/11
RESUMO:
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a formação do Estado Nacional chileno dentro do contexto latino americano, bem como a maneira pela qual o pensamento social daquela nação se desenvolveu a partir das diretrizes impostas pela oligarquia que dominava a recém formada república. Partindo do inicio da colonização espanhola, enquanto o Chile desempenhava o papel de capitania geral, até chegar ao final do século XIX, é possível perceber a trajetória do país, desde a sua independência até a sua afirmação enquanto Estado independente e soberano. A ênfase recai sobre a relação Estado e sociedade, como eles se formaram e como se complementam.

Palavras-chave: estado nacional, sociedade, nação.

Artigo completo para baixar em pdf: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Frevistas2.unibh.br%2Findex.php%2Fdchla%2Farticle%2Fview%2F685%2F383&h=wAQGBvduMAQFbSFgBd2b9L5ucp9RBwtO9SCMhHxJamt1HEg