Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fibh e graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor do ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da tecnologia na educação.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Empresa de Correios e Telégrafos Brasileira

È no mínimo desolador, ver diariamente através dos veículos midiáticos, políticos do mais auto escalão encher a boca para dizer que o Brasil é a sexta economia mundial e que em 2014 ele será a sede da Copa do Mundo. Digo desolador para tentar manter o mínimo de dignidade de expressão, pois na verdade me vem pelo menos umas seis palavras para descrever esta situação que não seriam muito elegantes.

Falar de nossas deficiências na educação, saúde, segurança e tantas outra deficiências sociais que nos assolam, não seria novidade, pois, tenho lido e ouvido muitos artigos em jornais e reportagens em rádio e televisão sobre elas. Contudo, no atual momento em que a humanidade se encontra, neste mundo pós-moderno, em pleno século XXI, onde as barreiras da comunicação foram ultrapassadas, possibilitando a comunicação entre dois pontos distintos e aleatórios do globo terrestre de forma instantânea, nós brasileiros temos que conviver com uma empresa de correios deficiente.

Como assim? Talvez você esteja se perguntando. É isso mesmo, ou então como chamar uma empresa de correios que em pleno século XXI pede seis dias úteis para enviar uma encomenda registrada de São Paulo-SP para Belo Horizonte- MG? Veja bem, estamos falando de uma remessa entre duas capitais da primeira região do país, se levarmos em consideração o PIB, e não, de duas cidadezinhas de difícil acesso no interior do país. E pior, passado este seis dias a correspondência não é entregue conforme acordado. Ai o destinatário que possui o número de registro da mesma entra em contato com os Correios para reclamar o seu não recebimento, porém, descobre que só o número do registro da encomenda fornecido pela própria ECT não é o bastante para a realização da mesma. Segundo a ECT para que a reclamação seja registrada com sucesso tem que ser fornecido o nome e endereço completo do remetente e do destinatário.

Agora, se o número de registro fornecido pela a ECT ao seu usuário não serve para localizar a remessa, para que serve então? Bom, sem entender muito de lei, eu diria que isso fere o Código de Defesa do Consumidor. Sim, pois seria pertinente pensar que o usuário do ECT utiliza o envio registrado acreditando que, caso necessário, através do número fornecido pelos Correios sua correspondência será localizada é entregue a seu destino. Como isso, segundo informações fornecidas pelo sac. da ECT, não é suficiente para tal, acredito que podemos supor que seus usuários estejam sendo induzidos a acreditar em uma inverdade.  Ou não?

Então me respondão, que adianta posar como a sexta economia mundial enquanto a nação brasileira encontra-se repleta de problemas sociais e econômicos? Como a Presidente Dilma vai a Cuba anunciar a destinação de verbas para revitalização de um porto cubano com o único intuito de estimular o comercio entre Cuba e EUA, enquanto nós brasileiros, estamos precisando de verbas para que se promova o bem estar social em nosso país? Será que se esta verba fosse destinada para modernização do sistema postal brasileiro, para saúde, para segurança pública e principalmente para educação, não seria muito melhor para nós enquanto povo e para o país de maneira geral? Pousar como sexta economia é fácil, difícil é conseguir manter este status internamente. E uma coisa é certa, se o país não tem uma estrutura interna consistente, não há como manter sua posição externamente.
É, pensando bem, talvez a ECT não seja culpada e sim vitima da política e dos políticos brasileiro, como a imensa maioria dos brasileiros.

Mas tudo bem seremos a sede da Copa do Mundo em 2014 e tudo irá se resolver.

ACREDITE SE QUISER!