Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fibh e graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor do ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da tecnologia na educação.

sábado, 16 de março de 2013

Johann Martin Chladenius

Hoje descobri que Johann Martin Chladenius, foi muito importante para o desenvolvimento do pensamento histórico. Entretanto, a pergunta que não quer calar é por que nenhum professor da faculdade falou sobre ele durante o curso de história? Fala-se tanto em Escola dos Annales e as mudanças que promoveram na forma de se pensar a história, no entanto esquecem das mudanças promovidas por Chladenius no século XVIII. Mudança essas que influenciam ainda hoje, melhor dizendo, hoje mais do que nunca, o pensamento histórico acadêmico cientifico. Precisamos resgatar o historicismo alemão do ostracismo que lhe foi impostado e contrapor seus ensinamento com os ensinamentos da escola francesa.



"Ha uma razão pela qual conhecemos algo dessa maneira e não de outra. Trata-se do ponto de vista a partir do qual se contempla a mesma coisa. (...) Desse conceito decorre que aqueles que contemplam algo a partir de diferentes pontos de vista devam necessariamente construir representações diferentes desse objeto." (Johann Martin Chladenius. In. Koselleck)