Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fibh e graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor do ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da tecnologia na educação.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pesquisadores criam atlas do Brasil colonial na internet



Depois de concluir o doutorado, em 2009, Gil abraçou a tarefa de colocar o território do Brasil dos tempos coloniais na internet. Reuniu 11 professores e bolsistas da UnB e foi atrás de todos os mapas de época digitalizados. A equipe conseguiu arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, do Exército e de coleções particulares. Ao todo, são mais de 2 mil documentos que mostram a geografia brasileira nos anos que seguiram a chegada de Pedro Álvares Cabral.

Com os mapas prontos, os dados são passados ao programa i3Geo, um software livre criado no Ministério do Meio Ambiente para o georreferenciamento do território brasileiro. “As coordenadas geradas no serviço do Google se transformam em tabelas numéricas. Com elas, o i3Geo refaz o desenho na tela do computador conforme a solicitação do internauta”, detalha Tiago Gil. O programa funciona tal qual o Google Maps, mas com a vantagem de permitir a criação de camadas temáticas, que se apresentam de forma temporal. Assim, a união de mapas do mesmo lugar em diferentes períodos permite a análise da evolução das cidades, entre outras variáveis.

Além disso, o atlas digital pode ser alimentado por outros estudiosos da época colonial, em uma espécie de Wikipedia histórica. “A nossa ideia é lançar o produto com informações mínimas, como a localização das vilas e dos povoados. Depois, outras pessoas poderão, continuamente, completar esse material”, reforça o professor. Uma pessoa que tenha analisado a produção de milho em Minas Gerais no século 18, por exemplo, pode incluir no mapa daquela região o detalhe espacial sobre o plantio do cereal.



Referencia
Trechos retirados da reportagem da jornalista Carolina Vicentin - Correio Braziliense, Publicação: 06/07/2011. Disponibilizado em: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2011/07/06/interna_tecnologia,238062/pesquisadores-criam-atlas-do-brasil-colonial-na-internet.shtml em: 06/07/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário