Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fibh e graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor do ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da tecnologia na educação.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sete de setembro de 1822, Independência do Brasil?


Conforme artigo publicado em 1995 pela historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, até o ano de 1825 a data de sete de setembro de 1822 era inexistente.  Segundo Lyra (1995) “até então tinham sido consideradas as seguintes datas decisivas para o processo: o 9 de janeiro, dia do Fico; o 3 de maio, dia da inauguração da Assembleia Constituinte Brasileira; e o 12 de outubro, dia da Aclamação”.  E assim, graças a aclamação popular, Dom Pedro I foi feito Imperador em 12/10/1822.

E Lyra (1995) continua, em um levantamento feito nos jornais e publicações do ano de 1822 não foi encontrado nenhuma referência sobre a data de o7 de setembro daquele ano. Mesmo porque, o que se sabe que a data da independência divulgada naquele momento era no dia 12 de outubro de 1822, e não no dia 07 de setembro. Outro fato interessante, é que os tais documentos vindos de Portugal, os tais que supostamente Dom Pedro I teria lido as margens do Ipiranga em 07 de setembro, só teria chegado ao Rio de Janeiro no dia 22 de setembro de 1822.

Então como surgiu a data de 07 de setembro? Segundo consta essa data foi estrategicamente pensada para restabelecer a figura do Imperador que vinha se desgastando devido a várias atitudes equivocadas, como relata Lyra (1995), “Um príncipe que se declarara constitucional, que desde o Fico (9 de janeiro de 1821) vinha sendo aclamado até pelos setores mais liberais, que rompera com Lisboa e convocara eleições para uma Assembleia Constituinte, tão amado que recebera da Câmara o título de Defensor Perpétuo do Brasil, fora pouco a pouco se convertendo num tirano. Primeiro, ao dissolver a Assembleia Constituinte, depois, pela forma violenta com que reprimiu a Confederação do Equador e, finalmente, pela assinatura do vergonhoso tratado.” 

O Tratado de reconhecimento de independência do Brasil por Portugal, mediado pelos ingleses que queriam assegurar suas conquistas econômicas em relação ao Brasil. Tratado esse que Dom Pedro I aceita assinar, e no qual consta que a independência do Brasil teria sido concedida por Dom João VI que, de forma magnânima teria aberto mão do seu direto ao trono brasileiro em favor de seu filho. Sendo assim, a criação de uma data anterior ao Tratado assinado com Portugal, em que por iniciativa própria, Dom Pedro I teria optado pelo rompimento com a corte portuguesa era muito bem-vinda. É ai que a partir de 1826, começamos a encontrar relatos, com o do padre Belchior, que se diz testemunha ocular do fato.  E é em meio a todos esses acontecimentos que a data de 07 de setembro ganha sentido e importância para restaurar a imagem do Imperador.
Referencia:

Imagem de Pedro Américo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário