Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Fibh e graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente é professor do ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da tecnologia na educação.

sábado, 28 de junho de 2014

Cidade de Tiradentes - Minas Gerais

                                          Vista da cidade
Tiradentes - MG é reconhecida como a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido historicamente como Tiradentes. Esse fato foi usado em 1889, após a Proclamação de República, para mudar o nome da então cidade de São José Del Rey para cidade de Tiradentes. Segundo relatos, Joaquim José da Silva Xavier teria nascido em 1746 na fazenda do Pombal, nas proximidades da antiga vila de São José Del Rey.

                                Marco da Estrada Real
                                Interior da Casa de Pedra
Tiradentes - MG, é uma pequena cidade aconchegante e repleta de atrações turísticas para todas as idades. Seus visitantes encontrarão um conjunto arquitetônico preservado com seu casario e igrejas do século XVIII, alguns museus, atrações como: a Estrada Real, passeios ecológicos a pé, de bike ou a cavalo, escaladas na Serra de São José, visitas guiadas com direito a descida de rapel em uma gruta chamada Casa de Pedra e muitas lojas - vendendo artesanato, doces e lembrancinhas que vão desde imãs de geladeiras até camisetas e bonés - espalhadas por toda a cidade. A gastronomia em Tiradentes é um capítulo a parte uma vez que desde 1997 a cidade promove anualmente o festival de gastronomia, o que proporciona aos visitantes, durante todo o ano, uma alimentação de alta qualidade e muito saborosa.

                                           Museu do Automóvel
A 7 KM de Tiradentes, fica o distrito de Bichinhos que pertence a cidade de Prados- MG, que é um excelente passeio turístico para quem está em Tiradentes. Além da magnífica paisagem durante o trajeto, o visitante poderá visitar o Museu do Automóvel que fica na estrada de acesso a Bichinhos. O distrito ainda reserva a seu visitante um artesanato variado, uma cachaçaria e restaurantes com comidas típicas. Em Bichinhos encontra-se também a Igreja setecentista de Nossa Senhora da Penha, e seu casario pitoresco. É um passeio que eu recomendo.

     Pátio de acesso a senzala 
      Interior da senzala
Voltando a Tiradentes, eu gostaria de chamar a atenção para o Museu do Padre Toledo que, na minha opinião, tem como principal atração a própria casa. Apesar do acervo do Museu ter pinturas, esculturas, oratórios e vários outros itens. Bom, porquê eu digo isso? Porque em um de seus pátios internos, descendo as escadas, o visitante se depara com uma pequena senzala que, infelizmente encontra-se trancada. Contudo, como há uma iluminação interna, é possível olhar através das aberturas de sua janela e porta e ter uma boa visão do seu interior. Só pelo fato de ser uma das três senzala "preservadas" que eu conheço em Minas, já vale a visitação. Vale ressaltar que ela não é só uma senzala preservada, ela é uma senzala em uma casa paroquial do séculos XVIII, o que faz que ela tenha um valor histórico muito grande. Porém, fiquem atentos ao visitar a casa do Padre Toledo, senão a senzala passará despercebida, até porquê, os guias da casa não fazem a menor questão de mostrá-la e, ao chegar na escada que dá acesso ao pequeno pátio onde ela se encontra, você se deparará com uma placa afixada em um portão na qual está escrito "acesso restrito", o que acaba inibindo o visitante de descer as escadas. Só que o acesso restrito está do portão para dentro e não ao pátio.

Na praça central o turista encontra um ponto de apoio ao turista onde você poderá pegar gratuitamente um mapa com as principais atrações turísticas da cidade. A Igreja de São João Evangelista está fechada para restauração, mas as demais atrações como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, considerada a mais antiga da cidade, a Igreja matriz de Santo Antônio, o Museu da Liturgia e a Cadeia que agora abriga o Museu de Sant'Ana e, foi restaurada e reaberta a visitação a partir de 09/2014 estão liberadas para visitação.

                                            Fachada da fabrica de chopp
Para os amantes de um bom chopp a cidade conta com uma fabrica que promove visitações guiada na Av. Governador Israel Pinheiro sentido São João Del Rey depois da estação de trem.

No mais é só consultar o calendário de eventos da cidade - que conta com amostra nacional de cinema, festival gastronômico, encontro de motocicletas, entre outros - e  escolher uma data, uma pousada ou hotel que mais lhe agrada, fazer a reserva antecipadamente e pegar a estrada para aproveitar sua estadia na cidade. Há, não deixe de parar em Lagoa Dourada (terra do rocambole) para experimentar um delicioso rocambole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário